LINGUAGEM INCLUSIVA NA COMUNICAÇÃO INTERNA

Março 8, 2023
Ana Olson

No artigo anterior, discutimos a importância da linguagem inclusiva na comunicação publicitária. Mas não basta usá-la apenas quando falamos com clientes, já que isso pode ser visto como artificial. As empresas precisam de pensar em adotar a linguagem inclusiva também nas suas comunicações internas.

As pesquisas demonstram uma relação positiva entre a diversidade nas empresas e o desempenho corporativo: as equipas diversificadas são 11 vezes mais inovadoras1 e as empresas com maior igualdade de género nos cargos executivos têm uma probabilidade 25% maior de apresentar lucros acima da média2.

Mas, para aproveitar todos os benefícios que as equipas diversificadas trazem, é preciso reter esses talentos. Por isso, muitas empresas procuram agora criar uma cultura organizacional inclusiva, que estimule o sentimento de pertença e onde todas as pessoas se sintam confortáveis para expressar as suas ideias. Uma política clara e deliberada do uso da linguagem inclusiva pode ajudar a alcançar esse objetivo.

Podemos usar a linguagem inclusiva para melhorar a comunicação interna:

nos anúncios de vagas: nos detalhes que vão muito além de simplesmente evitar usar adjetivos no masculino – porque sabemos que já não chega dizer que a empresa está a procurar “um gerente que seja organizado”! Sabia que, por exemplo, usar palavras como “ninja” na descrição de uma vaga pode afugentar mulheres qualificadas? Além de garantir a inclusão de mulheres e pessoas LGBTQIA+, é importante rever o texto e garantir que expressões capacitistas e idadistas não estejam presentes.

nos memorandos, e-mails e mensagens: a linguagem inclusiva pode aumentar a eficácia dos seus textos, já que reduz atritos e problemas de comunicação entre as equipas. As técnicas devem ser usadas tanto em documentos formais como em mensagens rápidas entre colegas de equipa.  

nas reuniões e nas conversas informais: a sua política de linguagem inclusiva não se deve restringir aos textos escritos. Por isso, é interessante organizar formações para as suas equipas, conscientizando-as sobre a importância do tema com exemplos práticos.

Finalmente, para garantir que a política de linguagem inclusiva da sua empresa seja abrangente e adequada aos mercados onde atua, é importante contar com o apoio de profissionais especializados no tema em cada idioma.

Latest posts by Ana Olson (see all)