O NATAL ESTÁ A CHEGAR

Outubro 17, 2018
Tina Duarte

O Natal está a chegar!? É mesmo verdade. Quase sem darmos por isso, estamos a pouco mais de dois meses de nos sentarmos à mesa na ceia de Natal e chegados à altura que se considera geralmente propícia a balanços. Não sei quem culpar por estes dias que se esfumam, pelas semanas galopantes e por estes anos que passam a correr, mas sei que esta miscigenação de estações do ano acaba por não nos dar tempo de nos prepararmos mentalmente para a época seguinte que parece sempre ter chegado aos trambolhões.

E onde quero eu chegar com esta conversa de estações do ano e do Natal? Queria relembrar como as épocas festivas podem ser uma boa ocasião para marcar pontos junto a um (potencial) cliente, para mostrarmos como realmente nos dedicámos a conhecê-lo um pouco melhor, especialmente nos casos de clientes diretos ou pequenas empresas. Existe este costume quase massificado de enviar os votos de Boas Festas na quadra natalícia. Na verdade, não há nada de errado nesse gesto, mas poderemos ir mais longe, porque o conceito pode ter significados muito diferentes do que lhe possamos atribuir. Poderemos, em determinadas situações, desejar Feliz Hanukkah a quem respeite esta festividade, ou ter em atenção a época em que outro cliente festeja o Ramadão, ou ter noção de que aquele seu cliente da China poderá estar menos disponível nos primeiros dias de Fevereiro de 2019 porque está em pleno Ano Novo Chinês. São alguns exemplos que mostram dedicação, atenção e interesse genuíno pela pessoa com quem trabalha e com quem estabelece uma relação comercial.

Há efetivamente uma fronteira (intransponível) entre o lado profissional e o lado pessoal de todos nós, mas quando temos acesso a uma informação que é pública, está nas nossas mãos mostrar como a tivemos em consideração. Trata-se, acima de tudo, de respeito pelo próximo.

Latest posts by Tina Duarte (see all)