O TRADUTOR E AS SUAS FERRAMENTAS

Julho 29, 2019
Maria Joaquina Marques

tools crossingwords

A profissão de um tradutor acarreta investimento e conhecimento em vários tipos de ferramentas que auxiliam o seu trabalho. Essas ferramentas são variadas e podem incluir softwares adequados à tradução, softwares de legendagem, conversores, corpora e hardware, incluindo teclados, microfones, pedais, etc.

É importante que quem entre na profissão e quem lide e precise dos serviços de tradução saiba que essas ferramentas são fundamentais para um tradutor e têm um custo associado, não só de compra como de formação. Um profissional pode ser capaz de fazer um serviço apenas com um dicionário físico e um manual de apoio, mas entregará um projeto devidamente realizado, pesquisado e editado se souber usar as ferramentas para cada tipo de tarefa. A edição de textos requer um tipo de ferramenta, a tradução requer outra, assim como as pesquisas. Todos estes aspetos de um projeto de tradução podem e devem ser auxiliados por ferramentas estudadas e comprovadas na sua eficácia.

Em pleno século XXI, é incompreensível que os clientes não queiram dar acesso às suas ferramentas ou a alguns dos seus textos, ou então que proíbam o uso de determinados softwares, sabendo que isso só beneficiaria as duas partes e sabendo que o produto final pode sofrer a nível de qualidade. Se um profissional pode ter acesso a várias ferramentas que o auxiliarão a fazer e entregar um produto de excelência, o cliente deve ceder e deixar o profissional dar o seu melhor. Se criar obstáculos, só sairá prejudicado não só em tempo mas também em qualidade.

O tradutor, com todas as ferramentas que tem à disposição, não pode nem deve ter desculpas para não entregar um trabalho de qualidade e dentro dos prazos. Neste setor, as ferramentas de tradução, legendagem ou transcrição apenas nos auxiliam, mas são críticas para um trabalho célere e eficiente. Tanto tradutor como cliente querem apenas um resultado: um produto de qualidade e as ferramentas servem precisamente esse fim para ambos.