A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS PROFISSIONAIS

Outubro 12, 2021
Maria Joaquina Marques

Hoje, mais do que nunca, os eventos profissionais são vistos como uma oportunidade para criar negócios. Ainda que a pandemia tenha afetado o seu formato, isso não foi desculpa para que as pessoas não se pudessem reunir e conviver, mesmo sendo à frente de um ecrã. Os eventos profissionais, sejam organizados por empresas, associações ou outro tipo de organismos, dão a empresários, colaboradores, freelancers ou meros curiosos a possibilidade de abordar determinadas temáticas, de discutir o passado, o presente e o futuro de uma determinada área e de reunir no mesmo espaço os melhores dos melhores.

Assim sendo, cada empresário e cada trabalhador poderão fazer a sua pesquisa de mercado nestes eventos profissionais. Um empresário não só dá a conhecer a sua empresa e os produtos/serviços que comercializa, como também pode procurar parceiros de negócios, como é o caso dos tradutores, intérpretes ou revisores. Através do networking, podem falar diretamente com potenciais parceiros e saber se têm o perfil necessário para a função. Mesmo que os tempos de networking neste tipo de eventos sejam relativamente curtos, a troca de contactos permite que as conversações sejam retomadas mais tarde, caso haja interesse de parte a parte.

Normalmente, os eventos reúnem especialistas e interessados de uma certa área ou nicho, pelo que é certo que os tradutores profissionais presentes têm um interesse genuíno ou até experiência comprovada e querem continuar o seu desenvolvimento pessoal e profissional dentro dessa área. São potenciais colaboradores que demonstram vontade e empenho que podem ser fatores diferenciadores numa futura contratação. O tradutor que se aventura em eventos que não estão ligados à área da tradução fá-lo por uma questão de promoção e valorização da sua carreia e, consequentemente, a sua presença não deve ser considerada “invasão”, mas deve ser vista como uma oportunidade, pois são profissionais que talvez fossem difíceis de encontrar de outra forma.