COMO AGILIZAR O SEU NEGÓCIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Outubro 21, 2020
Maria Joaquina Marques

Apesar de uma pandemia travar a fundo a economia de um país, cabe a cada um de nós tentar inverter essa situação por mais difícil que seja o cenário social, laboral e económico.

Durante uma epidemia/pandemia, muitas são as empresas que enfrentam sérias dificuldades, não só porque se veem obrigadas a encerrar portas, mas também porque, mesmo tentando continuar a laboração, se veem a braços com dificuldades inerentes de um estado de emergência, como a falta de material, a falta ou cancelamento de encomendas ou até a falta de mão de obra. São poucos os setores que se podem manter plenamente ativos durante uma pandemia, mas há passos que podem ser seguidos para que um negócio não fique completamente parado e se consiga manter produtivo ou minimamente ativo.

1- Segurança: numa pandemia, a segurança das pessoas é a causa principal para o encerramento das empresas, por isso é fundamental que se consiga a proteção adequada de cada trabalhador. Seguir à risca as regras da DGS e dar a conhecer a todos os clientes os planos de segurança e contingência que serão seguidos pela empresa durante a pandemia faz com que fornecedores, clientes e funcionários se sintam mais seguros e confiem mais no produto ou serviço a fornecer.

2- Planos a curto e médio prazo: é fundamental que perante um cenário de emergência, uma empresa elabore planos a curto e médio prazo para diferentes situações, sejam elas o estado de emergência, o cerco sanitário a uma cidade ou o confinamento obrigatório/voluntário. Saber que tipo de trabalho se pode fazer, no caso de se manter a empresa aberta, com quem se pode colaborar e que produtos/serviços se podem oferecer e em que moldes permitirá que empresários e trabalhadores antevejam o seu futuro a curto e médio prazo. A preparação para esses cenários ajudará a empresa a manter o seu funcionamento dentro de uma normalidade diferente, mas possível.

3- Formas de vender um produto/fornecer um serviço: a adaptação a uma nova realidade é essencial para que uma empresa consiga sobreviver a tempos difíceis e é necessário que os empresários criem e consigam formas de vender os produtos e fornecer os seus serviços. A comunicação digital terá a primazia e é uma aposta segura, mas também há outras soluções que, com a devida segurança, podem ser uma boa aposta, como é o caso das entregas ao domicílio, do takeaway ou do envio postal. Manter a comunicação com os clientes é importante para mostrar a capacidade de gestão e de resposta que a empresa tem num cenário destes.