PLATAFORMAS DIGITAIS – A NOVA REALIDADE EMPRESARIAL

Dezembro 8, 2020
Maria Joaquina Marques

A situação pandémica colocou a todas as empresas um novo desafio e uma nova realidade operacional: o teletrabalho.

A grande maioria das empresas abraçou esta solução, muitas vezes com alguns receios, resultando no aumento exponencial da oferta de ferramentas e de plataformas digitais no mercado. Ferramentas e plataformas essas que facilitam o dia a dia dos empresários e dos seus colaboradores e que garantem que as relações comerciais podem continuar sem interferências como, por exemplo, o da distância e o da impossibilidade de nos deslocarmos da mesma forma e com a mesma facilidade.

É verdade que “sem interferências” pode parecer utópico, mas todas as preocupações que possam existir relativamente ao futuro das interações comerciais foram abordadas pelas diferentes ferramentas. Senão, vejamos: pensou que a gestão de um projeto jamais poderia ser feita de forma eficaz e eficiente? É normal que o tenha pensado, dado que as equipas não estão reunidas no mesmo espaço e a comunicação entre elas poderia ser um desafio, mas o mercado tem à disposição ferramentas de gestão de projetos que permitem criar planos, coordenar tarefas, elaborar cronogramas e definir metas. Com estas ferramentas, uma equipa poderá tratar do marketing, desenvolver operações e vendas e gerir produtos. Todo o fluxo de trabalho pode ser monitorizado em tempo real, assim como toda a equipa e todos os intervenientes.

Para além disso, há ferramentas pensadas quase em exclusivo para que a comunicação entre os colaboradores, fornecedores e clientes possa ser feita de forma organizada, intuitiva e coerente. Através delas, é possível enviar mensagens em grupo, realizar videoconferências, partilhar ficheiros, gravar e agendar reuniões. Ou seja, todo o ciclo de um negócio estará salvaguardado por estas novas plataformas digitais que nos proporcionam ainda a segurança e a possibilidade de contactar com pessoas nos quatro cantos do mundo, pois é possível adicionar a este grupo os serviços profissionais de tradução e/ou de interpretação, em qualquer momento e desde qualquer lugar, para qualquer plataforma.

Não deixe de marcar reuniões, apresentações ou conferências por achar que não terá um intérprete à sua disposição. É possível continuar com as formações, workshops, apresentação de materiais, serviços e produtos, fazer tutoriais e webinars para os seus colaboradores, fornecedores e clientes, sendo que uma das grandes vantagens é o facto de que todos esses vídeos podem ser gravados, legendados e carregados em diferentes redes sociais, de acordo com as necessidades de cada empresa e de cada mercado. São formas inovadoras de dar a conhecer os seus produtos, as suas ideias, o seu negócio e de se manter ligado com fornecedores e clientes num ambiente completamente virtual.