Não obstante o conceito de marketing ser amplamente conhecido e divulgado nos dias que correm, esta área ainda continua a ser, principalmente a nível de micro e pequenas empresas, pouco ou não devidamente explorada. Hoje pretendemos dirigir-nos especialmente a essas empresas, peças indispensáveis na roda motriz da economia do nosso país.
Sempre que uma micro ou pequena empresa abre a sua atividade, trata de informar e divulgar a mesma nos meios que tem ao seu alcance: media local, redes sociais e até mesmo de serviços de publicidade através do tradicional correio. Em fase de arranque, apela-se então aos potenciais clientes que visitem o espaço, comprem produtos, utilizem os serviços destas novas empresas. Passada esta fase, todas as ações de publicidade e/ou marketing passam para segundo plano e só são relembradas quando, ou se, os resultados obtidos não são os que se estavam à espera.
O marketing, poderoso aliado da empresa para promover a visibilidade de uma marca, alavancar o crescimento, fidelizar clientes e atingir os objetivos, é necessário como presença diária em conjunto com todos os outros departamentos da empresa. Assim, é fundamental que o trabalho na área do marketing se desenvolva sistematicamente, sem complacências. É primordial que se deixe de olhar este trabalho como um custo mas sim, como um investimento indispensável ao funcionamento sem desníveis de maior. Desta forma:
1 – Reduz as hipóteses do volume de vendas mensal (e consequente faturação) passar por fortes quedas que provocam desequilíbrios de difícil gestão.
2 – Anula, ou reduz consideravelmente, a possibilidade de ter de vender os seus produtos a “qualquer preço” sob pressão, não deixa o desespero decidir por si e ceder a propostas ridículas que minam irremediavelmente o percurso que já tinha feito.
3 – Não se registam falhas na relação com o cliente que não se sentirá defraudado por ter escolhido o seu produto ou serviço.
4 -Está sempre a par de tendências e novas exigências do cliente atual, tão mais conhecedor e melhor informado em comparação com o de há alguns anos. Há um acompanhamento contínuo, um escutar ativo que servirá de alicerce para o direcionamento do cliente para o seu produto/serviço.
O ponto fulcral é certamente o relacionamento com o cliente. Hoje é dia, já não é suficiente vender, é necessário conquistar diariamente o cliente, criar uma relação de confiança, reforçar a presença constante e uniforme, traduzir esta ligação numa estratégia de win win. É por tudo isso que o marketing não pode ser considerado como opcional, mas sim um parceiro de todos os dias na vida da empresa, por mais pequena que seja.
- SAUDADE E A ARTE DE TRADUZIR - Abril 19, 2022
- O NATAL ESTÁ A CHEGAR - Outubro 17, 2018
- WE (DON’T) SPEAK YOUR LANGUAGE - Setembro 18, 2018
Comentários recentes