DE MULTINACIONAIS A NICHOS: IMPORTA A ESPECIALIZAÇÃO?

Julho 7, 2021
Maria Joaquina Marques

O mercado da tradução abrange várias áreas e vários setores que tanto podem ser grandes e incluir empresas multinacionais, como também podem ser segmentos restritos de mercado. Independentemente do tamanho das empresas, a função da tradução não deve ser descurada e importa pensar se a especialização é importante e pode fazer a diferença para a concorrência.

Durante o desenvolvimento de estratégias de marketing e internacionalização, os clientes devem preparar a tradução dos seus conteúdos, como vídeos promocionais, material de marketing, manuais técnicos, website, entre alguns exemplos, para que a expansão e conquista de outros mercados e/ou clientes decorra de forma fluída e impactante. Se há empresas que operam em vários setores, com várias marcas e com vários produtos e têm um registo mais vasto, há outras que se movimentam em nichos específicos e, por conseguinte, têm um vocabulário mais restrito, mais técnico.

A especialização de uma equipa de tradutores será uma mais-valia nos dois cenários, uma vez que cada área tem termos muito específicos e, assim, o cliente sabe que terá salvaguarda a qualidade do seu material. Sejam empresas ligadas à área financeira, à saúde, às tecnologias ou à multimédia, se cada projeto for atribuído a um ou mais tradutores especializados naquele assunto, é certo que o resultado final será mais fidedigno, uma vez que eles têm acesso a materiais de apoio específicos e sabem quando e como aplicar determinados termos e expressões.

Tanto na tradução escrita, como na interpretação e na tradução audiovisual, é importante que o tradutor saiba destacar as suas características e aspetos diferenciadores para que os clientes tenham confiança nos seus parceiros de negócio. Ainda que os tradutores sejam capazes de traduzir vários tipos de conteúdos com o devido tempo para realizar o trabalho, o ritmo atual dos mercados é acelerado e estes estão em mudança constante, por isso, a especialização pode oferecer novas oportunidades de negócios às empresas e também aos tradutores.