COMO TORNAR O SEU NEGÓCIO ACESSÍVEL

Julho 28, 2021
Maria Joaquina Marques

Uma das medidas que podemos tomar para agilizar o nosso negócio nestes tempos de pandemia é procurar novos mercados, novos nichos e um novo público-alvo. Existem várias formas de o fazer: a comercialização de produtos mais direcionados para uma atividade ou para uma época/faixa etária, a realização de serviços vocacionados para determinados ramos e indústrias ou a introdução de uma nova área no nosso negócio.

Mas poucas são as vezes em que nos lembramos da acessibilidade do nosso negócio e, com acessibilidade, refiro-me a pessoas com condições que lhes impossibilitam uma compreensão total da mensagem, do produto ou do serviço. Temos como exemplo, os surdos e as pessoas cegas, que muitas vezes são esquecidas, não obstante cada uma delas poder ser um potencial cliente.

É tendo esse novo público-alvo em consideração, que podemos fazer uma pesquisa e contratar profissionais que nos ajudem a tornar o nosso negócio mais acessível, seja através da legendagem para surdos de um vídeo de apresentação, da audiodescrição de um produto ou do nosso website, ou da interpretação de conferências ou reuniões em língua gestual. O objetivo é incluir todas as pessoas que costumam ter mais dificuldade no acesso à informação no nosso plano de marketing e garantir que a mensagem lhes chega corretamente e sem qualquer tipo de ambiguidade. Para tal, devemos contratar os profissionais certos, como audiodescritores, tradutores de audiovisual que façam legendagem para surdos ou tradaptação e intérpretes em língua gestual. Neste último caso, até podemos considerar outros mercados e contratar intérpretes em língua gestual inglesa, brasileira, etc., uma vez que todas têm características diferentes.

Este desafio poderá abrir-nos portas para um mundo diferente, muitas vezes negligenciado, mas que, do ponto de vista dos negócios, poderá garantir mais clientes e, consequentemente, mais lucros.